Assim como a escolha do look e acessórios, a maquiagem tem um papel importante na nossa imagem. Mas você não precisa ser uma expert ou maluca por maquiagens para incorpora-la no seu dia a dia.
Para quem ainda não tem tanta intimidade com esse universo, ou prefere não dedicar muito tempo ao assunto, o ideal é seguir com algo rápido e descomplicado. Os makes não precisam ocupar muito do seu tempo, mas mesmo assim devem ajudar a ganhar um pouco de cor e definição no rosto, destacando os seus pontos fortes.
Importante lembrar que antes de começar, a pele precisa estar limpa e hidratada, para que a produção fique mais bonita e dure por mais tempo. Mesmo para as maquiagens mais simples, sugerimos que alguns passos sejam seguidos para que o resultado final faça a diferença.
Pele: aqui estamos falando de itens importantes que ajudarão a trazer um aspecto saudável e descansado, como a base ou BB cream, corretivo, pó compacto (ajuda a trazer mais uniformidade, mas é opcional), blush e iluminador (também opcional). Uma dica bacana é aplicar o corretivo depois da base, melhorando seu efeito. Muito importante que a cor da base ou BB cream seja alinhada ao seu tom de pele e que sua aplicação seja feita com a ajuda de um pincel ou esponja umedecida. O blush deve ser usado nas maçãs do rosto e com cuidado para que não fique exagerado. Se isso acontecer basta aplicar um pouquinho de pó compacto por cima para ajustar a cor.
Uma experiência bacana é aplica-lo somente ao final da produção, pois assim terá ideia do todo, entendendo melhor a intensidade de uso. Você pode até achar que os iluminadores são totalmente dispensáveis, mas eles trazem uma luz muito bacana para o rosto dando a aparência de uma pele naturalmente radiante. Claro que como qualquer item devem ser usados com cautela e apenas em alguns pontos. Geralmente em cima do osso das bochechas, perto das têmporas em um formato de C, no V da boca e na base do nariz.
Olhos: sombras e lápis funcionam muito bem mesmo nas maquiagens mais simples, para o dia a dia. Claro que para essa ocasião, o uso das sombras deve ser feito com moderação e recomendamos que as cores tenham tons próximos aos da sua pele. Geralmente o uso de 2 a 3 cores ajuda na construção de um olhar com mais destaque, sendo um tom mais escuro no canto externo, um tom médio/mais claro para o preenchimento e um tom mais clarinho apenas para iluminar o canto interno e área abaixo da sobrancelha. O lápis tem diferentes papeis pois pode ajudar a abrir o olhar, colocar um toque de cor mais ousado ao visual e até mesmo trazer um grande destaque para a área dos olhos. Aqui só precisamos ter cuidado na aplicação para que em excesso não traga um aspecto pesado demais ou fique borrado, dando um ar de cansaço. Para finalizar essa área, podemos ou não recorrer ao rímel. Que para o dia a dia deve ser aplicado apenas nos cílios superiores, com mais suavidade. Claro que não precisamos nos limitar aos pretos, pois hoje existem muitas opções, como os marrons, vinhos, violetas, verdes, azuis e muitos outros. Tudo vai depender do ambiente que irá frequentar e da composição geral do make. Algumas ocasiões irão permitir que esse toque seja mais ousado, com cores mais vibrantes e abertas, mas para estar segura desse passo, inicialmente recomendamos que utilize as cores mais fechadas como preto, marrom ou vinho, dependendo claro do seu tipo de pele, cor dos olhos e cabelos.
Boca: geralmente para um make mais natural, buscamos por batons ou brilhos com tons próximos ao da nossa boca. Os batons com acabamento mais opacos trazem cor aos lábios, sem dar um destaque muito grande. Se achar que essa área ficou meio apagada, pode recorrer a aplicação de uma camada suave de brilho ou gloss por cima. O importante é você se sentir confortável e confiante para os seus compromissos.
Pode parecer complexo, mas o ideal é não deixar de investir na maquiagem, mesmo que seja necessário um pouquinho de pratica para chegar ao seu make ideal, pois elas com certeza fazem muita diferença no resultado da sua imagem.