Seis segundos. Esse é o tempo que levamos para causar a nossa primeira impressão. Aquele primeiro contato para comunicar quem somos por meio da nossa imagem.

E quando falamos de imagem, não tem como não falar de Estilo Pessoal. Mas afinal, o que vem a ser Estilo Pessoal e qual a sua importância no processo de construção da sua imagem?

Podemos definir Estilo como a expressão da verdade pessoal. Onde 80% vem da essência de cada um e somente 20% da criatividade. Por isso, durante o processo de Consultoria, a identificação e definição do estilo pessoal é uma etapa fundamental para o autoconhecimento e sucesso na construção da sua imagem. A imagem que você quer projetar para o mundo e que vai ajudar a expressar a sua personalidade. Ser elegante e dona de um estilo poderoso, não significa ter as peças mais caras ou estar alinhada as últimas tendências de moda, mas diz respeito a ser você.

Hoje vou falar um pouquinho sobre os estilos universais. Lembrando que temos sempre um estilo predominante, mas não um único estilo. E o divertido é saber misturar os diferentes estilos, para expressar a sua verdade pessoal.

Estilo Casual

Foco no conforto e praticidade. As peças escolhidas são geralmente de fácil manutenção, superconfortáveis e de linhas simples. Tem como peças preferidas o jeans, bermudas, regatas, camisetas básicas e jaquetas, fazendo uso de discretos e poucos acessórios. Bolsas cruzadas, mochilas e sapatos confortáveis são indispensáveis. A mensagem transmitida é de casualidade, informalidade, alegria e jovialidade. Mas cuidado, pois, o excesso de conforto pode trazer um visual de desleixo e imaturidade.

Imagens: Pinterest
Estilo Clássico

Foco na atemporalidade e elegância com escolha de peças mais estruturadas, discretas, com linhas retas e simples. Tem como peças preferidas as calças de alfaiataria, camisas de corte clássico, twin-set, saias retas e blazers. Gosta de acessórios discretos e de boa qualidade. Geralmente sapatos de salto médio e mais grossos, além dos scarpins e sandálias fechadas, assim como bolsas de tamanho médio, de couro e formatos mais rígidos. A mensagem transmitida é de formalidade, respeito, maturidade e credibilidade. O equilíbrio evita que pareça arrogante e distante demais.

Imagens: Pinterest
Estilo Contemporâneo

Foco no visual atualizado, refinado e impecável. Sua escolha é por peças de qualidade, com corte exemplar e linhas simples, não dispensando um bom acessório. Dentre suas preferencias estão calças e saias de alfaiataria com corte atual, blusas de seda, cashmere, blazers e peças de tendências. Os acessórios geralmente são poderosos e gosta de investir em bolsas e sapatos de qualidade. Transmite uma mensagem de refinamento, segurança, qualidade e sucesso. O equilíbrio aqui é para que não se torne uma vitima da moda. 

Imagens: Pinterest
Estilo Feminino ou Romântico

Tem o seu foco na feminilidade e gosta de detalhes. Suas escolhas são por peças de linhas curvas, ricas em detalhes, de cortes mais acinturados e cores claras. Dentre suas peças preferidas estão os vestidos fluidos, blusas com mangas bufantes, batas, saias rodadas e cardigans. Nos detalhes muitas rendas, laços, bordados, babados e drapeados, com acessórios pequenos e delicados, dando preferência para sapatos de bicos arredondados, bolsas pequenas e médias de materiais mais flexíveis. A mensagem predominante é de suavidade, delicadeza, gentileza, dedicação e vaidade. Looks exageradamente românticos podem transmitir uma imagem de fragilidade e infantilidade.

Imagens: Pinterest
Estilo Sensual ou Glamoroso Feminino

Seu foco está em evidenciar o corpo, com peças que o valorizem. Gosta de calças justas, leggings, blusas decotadas ou transparentes, vestidos, malhas e casacos justos. Os acessórios são metálicos, grandes e com brilho. Prioriza sapatos de salto fino e alto, botas de cano alto e sandálias que mostrem o pé. A mensagem é de sedução, glamour e importância com o corpo. O equilíbrio aqui é bastante importante para que não pareça vulgar e sem sofisticação.   

Imagens: Pinterest
Estilo Criativo

Foco na originalidade, com composições artísticas e de personalidade. Opta por peças vintage e étnicas, dando preferência por sobreposições, mistura de texturas, estampas e cores inusitadas. Faz uso de muitos acessórios, incluindo chapéus e bolsas de materiais e formatos não convencionais.  A mensagem transmitida é de liberdade, inovação e exclusividade. O cuidado aqui é não parecer artístico e falso demais.   

Imagens: Pinterest
Estilo Moderno

Foco na teatralidade, fora do convencional. Suas escolhas são por peças com cortes ou detalhes assimétricos, estruturadas, com design e nada convencionais, trazendo um toque futurista ao visual. Os acessórios, sempre em destaque são geométricos e sofisticados.  A mensagem transmitida é de modernidade, drama e poder. O equilíbrio garante que não pareça arrogante e intimidador.

Imagens: Pinterest

Lembre-se: o estilo com o qual você mais se identifica é o que chamamos de predominante, e geralmente vem acompanhado de mais dois ou três secundários para dar aquela pitada de personalidade. Mas se você precisar de ajuda para identificar ou reforçar o seu estilo e adequar o seu guarda-roupa a seu favor, conte comigo.  

Posts Similares